Torta de maçã

Ingredientes:

Massa:
650g de biscoito maizena
9 colheres de sopa de gordura ou óleo vegetal
12 colheres de leite vegetal

Recheio de creme:
1 lata de condensado de soja
1 caixa de creme de leite de soja
500 ml de leite de soja
½ xícara de açúcar
8g de agar-agar

Cobertura de geleia:
5 maçãs sem casca raladas
1 + ½ xícara de açúcar
1 xícara de água
2 colheres de sobremesa de canela
2g de agar-agar

Decoração:
7 maçãs com casca picadas em meia lua
1 xícara de água
1 colher de sopa de amido
½ xícara de açúcar
1 colher de sopa de baunilha
3 limões


Modo de Preparo:

Massa:
Triture o biscoito maizena em um processador ou liquidificador. Caso use o processador você pode acrescentar a gordura vegetal e o leite vegetal enquanto processa até ficar homogêneo. Caso use o liquidificador triture apenas o biscoito e acrescente a gordura e o leite com as mãos, misturando até ficar homogêneo. Espalhe a massa em uma forma de fundo falso e coloque no forno a 200 graus por cerca de 20 minutos. O ponto certo da massa é estar sequinho e duro sem rachar ou queimar.

Recheio de creme:
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogão até atingir ponto de fervura. O agar-agar servirá para criar uma estrutura de gelatina ao recheio e só é ativado ao aquecer. Despeje o creme na massa já assada e coloque na geladeira para esfriar até o recheio endurecer como uma gelatina.

Cobertura de geleia:
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogão até atingir ponto de fervura. Despeje a geleia por cima do recheio já endurecido e devolva para a geladeira.

Decoração:
Fatie as maçãs em formato de meia lua e jogue em uma tigela. Esprema os limões por cima das maçãs conforme for picando para que elas não oxidem e mantenham sua cor natural. Misture na panela a água, açúcar, amido e a baunilha. Ferva sem engrossar muito e depois esfrie em temperatura ambiente para formar um gel. Pegue a torta gelada e decore com as maçãs, fazendo círculos ou espiral até cobrir toda a torta. Despeje o gel por cima das maçãs, que servirá de proteção para as maçãs e darão um brilho especial.

Jeferson Alexandre

Vegano desde fevereiro. Aventureiro na gastronomia e apaixonado principalmente pela confeitaria, agora adaptando todas as receitas para o veganismo.

2020 - ONG Maringá Vegano 

CNPJ 27.018.695/0001-95

  • instagram
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Atenção! Horários de funcionamento ou serviços de entrega podem estar diferentes devido aos decretos do COVID-19.