Moqueca de banana da terra

Ingredientes


- 3 bananas da terra não muito maduras

- 3 colheres de sopa de azeite de dendê

- 600ml de leite de coco

- 300g de palmito em rodelas em conserva

- 3 tomates médios

- 1 pimentão vermelho médio/grande

- 1 pimentão amarelo médio/grande

- 1 pimentão verde médio/grande

- 3 cebolas médias

- 3 dentes de alho

- 1 limão

- 2 à 3 folhas de nori (alga de sushi)

- 350ml de água

- 1 maço de cebolinha

- 1 maço de salsinha/coentro

- pimenta do reino

- páprica defumada

- sal


Modo de preparo


Marinada de "peixe":


Este marinado de alga nori é para a moqueca ficar com gosto de peixe na sua receita. Bata no liquidificador 200ml de leite de coco com as folhas de nori e sal. Cortar a banana em sifflet (diagonal) com aproximadamente meio centímetro de espessura e espalhar em uma forma ou recipiente. Espremer um limão sobre as bananas e em seguida despejar o creme do liquidificador sobre elas. Deixar descansar por no mínimo uma hora antes de preparar a moqueca, porém quanto mais tempo deixar marinando melhor.


Preparo da Moqueca:


Cortar todos os legumes em rodelas com aproximadamente meio centímetro de espessura. Em fogo médio colocar as colheres de azeite de dendê na panela e adicione metade das cebolas e os dentes de alho picados. Enquanto vai refogando adicione uma camada de tomate, o restente das cebolas, os palmitos, as bananas com o creme de nori e os temperos a gosto (páprica, pimenta, sal). Coloque o restante dos tomates e vá intercalando com as camadas de pimentões verde, amarelo e vermelho. Adicione a água e deixe cozinhar por 10 minutos mexendo com cuidado para não desmanchar. Adicione os 400ml restantes de leite de coco, deixe cozinhar por mais 15 minutos mexendo para não grudar no fundo. Por fim adicione a cebolinha e salsinha (ou coentro) e desligue.

Jeferson Alexandre

Jeferson Alexandre

Vegano há um ano. Aventureiro na gastronomia e apaixonado principalmente pela confeitaria, agora adaptando todas as receitas para o veganismo.

Moqueca de banana da terra
Moqueca de banana da terra