Maionese de couve-flor

Ingredientes


1 couve-flor
200 a 300 ml de óleo
1 limão
2 dentes de alho
sal a gosto



Modo de Preparo


Primeiro passo é cozinhar a couve-flor até o garfo entrar fácil no talo. Você pode utilizar três métodos pra isso: a) Panela de pressão, economiza gás e deixa a couve bem macia; b) Ferver em imersão numa panela comum, é mais fácil de controlar o ponto da couve-flor; c) À vapor, mais lento para cozinhar e mais difícil de dar o ponto para bater no liquidificador.


Após cozinhar, escorra a água e espere a couve-flor secar um pouco. Porém não espere ela esfriar demais, para dar certo essa maionese deve se bater ainda quente. Jogue a couve-flor no liquidificador com os outros ingredientes e bata até ficar homogêneo e com consistência de maionese. Vá provando o sabor e se precisar acrescente mais óleo, limão, alho e sal. Esta receita pode ser armazenada na geladeira por mais tempo que a maionese comum, por não conter as bactérias presentes no ovo ou no leite. Todas as vezes que fiz duraram seguramente entre uma e duas semanas.

Luiz Paulo Sacoman Almeida

Vegano desde 2009 e ativista desde 2012. Formado em Geografia pela UEM e atua como professor, porém já trabalhou vendendo marmitas veganas em Maringá.

2020 - ONG Maringá Vegano 

CNPJ 27.018.695/0001-95

  • instagram
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp