Bolo de coco com abacaxi

Massa


4 xicaras de chá de farinha de trigo

2 xicaras de chá de açúcar

3 colheres de sopa de óleo

2 xicaras de chá de água morna

1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de vinagre

1 colher de sopa de fermento


Junte a farinha, açúcar, óleo e a água morna misturando até virar uma massa homogênea. Coloque o vinagre sobre a massa, polvilhe o bicarbonato por cima e incorpore na massa. A reação do bicarbonato com o vinagre formará umas bolhas que deixará a massa aerada. Por último adicione o fermento. Leve ao forno em temperatura de 180°C por aproximadamente 35 a 40 minutos. Usei uma forma redonda de 25 cm de diâmetro.


Recheio de abacaxi

 

1 abacaxi médio cortado em cubinhos

1 xicara de açúcar

200ml de água

200ml de chantilly

 

Leve o abacaxi ao fogo e deixe ferver com a água e o açúcar por 10 minutos. Esfrie e ao escorrer a água, reserve para molhar a massa.

Bata o chantilly bem gelado e misture os cubinhos de abacaxi. Guarde na geladeira.


Recheio de coco


500ml de leite de coco

200g de creme de leite vegetal (opcional, se não tiver use +200ml de leite de coco)

1 colher de sobremesa de agar-agar (obrigatório para dar estabilidade do recheio entre as massas)

2 xicaras de chá de coco ralado

1 xicara de açúcar 


Coloque o leite de coco e o açúcar em uma panela e leve ao fogo até ferver e ver que os cristais de açúcar derreteram. Adicione o creme de leite e o agar-agar misturando até ficar homogêneo. Por fim adicione o coco ralado e cozinhe por 5 minutos. Reserve em temperatura ambiente para não endurecer tanto.


Montagem do bolo


Corte a massa em três camadas iguais e use a água do abacaxi para umedecer a massa. Monte as camadas do fundo ao topo: massa, recheio de coco, massa, recheio de abacaxi e massa. Coloque na geladeira para firmar. A cobertura fica a seu critério e gosto. Eu cobri toda a lateral e topo com chantilly nivelado, polvilhei coco ralado nas laterais e decorei o topo com flores de chantilly e pedaços de abacaxi.

Jeferson Alexandre

Jeferson Alexandre

Vegano há um ano. Aventureiro na gastronomia e apaixonado principalmente pela confeitaria, agora adaptando todas as receitas para o veganismo.

Bolo de coco com abacaxi
Bolo de coco com abacaxi