© 2012 - 2019 Maringá Vegano

Citações pelos direitos animais

"Os animais existem por suas próprias razões. Eles não foram feitos para humanos, assim como negros não foram feitos para brancos ou mulheres para os homens." 

Alice Walker (1944 - Viva) - Escritora estadunidense e ativista feminista.

 

 

"Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo de um animal. E neste dia, todo o crime contra o animal será um crime contra a humanidade." 

Leonardo da Vinci (1452 – 1519) – Polímata italiano: cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

 

 

"Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorara em muito o destino da humanidade." 

Albert Einstein (1879 – 1955) – Físico alemão, idealizador da teoria da relatividade.

 

 

"Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos." 

Mahatma Gandhi (1869 – 1948) - Idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.

 

 

"A civilização de um povo se avalia pela forma que seus animais são tratados." 

Alexander von Humboldt (1769 – 1859) – Geógrafo, naturalista e explorador alemão.

 

 

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."

"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais (...) os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento".

Charles Darwin (1809 – 1882) – Naturalista britânico, tornou-se famoso internacionalmente como um influente cientista estudando a evolução das espécies.

 

 

"A não-violência leva-nos aos mais altos conceitos de ética, o objetivo de toda evolução. Até pararmos de prejudicar todos os outros seres do planeta, nós continuaremos selvagens." 

Thomas Edison (1847 – 1931) - Inventor, cientista e empresário estadunidense.

 

 

"Naquela ocasião a pesca de cada um daqueles peixes afigurou-se-me, como ao meu mestre Tryon, uma espécie de assassinato sem provocação, uma vez que nenhum daqueles animais tinha cometido ou poderia cometer qualquer ofensa contra nós, susceptível de justificar semelhante carnificina." 

Benjamin Franklin (1706 – 1790) - Jornalista, cientista e um dos pais fundadores dos Estados Unidos.

 

 

"Agora posso olhar para tu em paz, não te como mais.”

Franz Kafka (1883 – 1924) - Escritor tcheco, foi um dos mais famosos escritores da língua alemã do século XX.

 

 

"Pensei mais de uma vez que, quando se trata de animais, todo homem é um nazista."

Isaac Bashevis Singer (1902 - 1991) - Escritor polonês ganhador do Nobel de Literatura de 1978.

 

 

"Sim, sou vegetariano. Acho o pensamento de meter fragmentos de corpos pela garganta abaixo muito repugnante, e espanta-me que muita gente faça isso todos os dias".

J. M. Coetzee (1940) - Escritor sul-africano, ganhador do Nobel de Literatura de 2003.

 

 

"Concedei aos animais um vislumbre de razão, imaginai que pesadelo apavorante é, para eles, o mundo: um sonho de homens de sangue-frio, cegos e surdos, que lhes cortam a garganta, abrem-lhes o peito, evisceram-nos, cortam-nos em pedaços, cozinham-nos vivos, às vezes rindo-se deles e de suas contorções enquanto padecem em agonia. Há coisa mais atroz entre os canibais?"

Romain Rolland (1866 - 1944) - Novelista, biógrafo e músico francês, ganhador do Nobel de Literatura de 1915.

 

 

"Quanto mais completamente a criação inferior se encontra submetida à nossa força mais responsáveis deveremos ficar pelo seu mau governo; por maioria de razão se deve considerar esta responsabilidade, visto que a própria natureza dos animais inferiores os torna incapazes de receberem em outro mundo qualquer recompensa dos maus tratos que sofrerem neste."

Alexander Pope (1688 - 1744) - Um dos maiores poetas britânicos do século XVIII.

 

 

"Que ingenuidade, que pobreza de espírito, dizer que os animais são máquinas privadas de conhecimento e sentimento, que procedem sempre da mesma maneira, que nada aprendem, nada aperfeiçoam! Será porque falo que julgas que tenho sentimento, memória, ideias? Pois bem, calo-me. Vês-me entrar em casa aflito, procurar um papel com inquietude, abrir a escrivaninha, onde me lembra tê-lo guardado, encontrá-lo, lê-lo com alegria. Percebes que experimentei os sentimentos de aflição e prazer, que tenho memória e conhecimento."

Voltaire (1694 - 1778) - Filósofo iluminista francês.

 

 

"Deus deu aos nossos primeiros antepassados a comida que ele destinou a nossa raça a comer. É contrário ao seu plano ter a vida de qualquer criatura tirada. Era para não haver morte no Paraíso. Os frutos nas árvores do jardim eram a comida que as necessidades do homem requeriam"

Ellen Gould White (1827 - 1915) - Escritora cristã estadunidense, pioneira do movimento adventista sabatista.

 

 

"Mentem todos os que afirmem que os animais nasceram para servir de sustento ao homem ou para servirem de nossos escravos… Se assim fosse teríamos de aceitar como perfeitamente lógica a asserção, condenada actualmente, de que a exploração do homem pelo homem é uma coisa imprescindível e que existe todo o direito do homem sacrificar os seus semelhantes, visto que, como os animais, nós possuímos inteligência, vida, percepção, e somos também sensíveis ao sofrimento."

José Fontana da Silveira (1891 - 1974) - Escritor, jornalista e dramaturgo português.

 

 

"Os animais foram criados pela mesma mão caridosa de Deus que nos criou... é nosso dever protegê-los e promover o seu bem-estar."

Madre Teresa de Calcutá (1910 - 1997) - Missionária católica albanesa.

 

 

"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais."

Abraham Lincoln (1809 - 1865) - Político estadunidense, 16º presidente dos Estados Unidos.

 

 

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes."

Albert Schweitzer (1875 - 1965) - Teólogo, músico, filósofo e médico alsaciano, ganhador do Nobel da Paz de 1952.

 

 

"Maltratar animais é demonstrar covardia e ignorância."

Lev Tolstoi (1828 - 1910) - Escritor russo, novelista, anarcopacifista e pensador moral, notável por suas idéias de resistência através da não violência.

 

 

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender."

Brigitte Bardot (1934 - Viva) - Ex atriz, cantora e modelo, conhecida mundialmente por suas iniciais, BB, é considerada o grande símbolo sexual dos anos 50 e anos 1960. Tornou-se ativista dos direitos animais, após se retirar do mundo do entretenimento e se afastar da vida pública.

 

 

"Quando o assassinato de um animal, especialmente com requintes de perversidade, for na verdade punido como crime hediondo, aí o homem terá justificada sua condição de racional."

Geuza Leitão (Viva) - Advogada e ecologista brasileira.

 

 

"O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas."

Axel Munthe (1857 - 1949) - Médico, psiquiatra e escritor sueco.