Entenda sobre a suplementação de B12

A alimentação vegetariana quando bem planejada fornece todos os nutrientes necessários para o funcionamento adequado do organismo. O único nutriente que não se encontra em alimentos vegetais de maneira ativa e segura para suficiência é a vitamina B12 (cobalamina). Mas você sabia que os animais também não produzem esse nutriente?

A B12 é produzida por bactérias que se encontram no solo. Os animais que se alimentam de pasto são colonizados por essas bactérias, o que gera a bioacumulação da vitamina em seus tecidos (inclusive nos músculos – por isso a carne é uma fonte da vitamina). Além disso, na indústria agropecuária é comum que as rações sejam fortificadas com o nutriente ou então que seja feita a suplementação intramuscular nos animais. Isso não significa que quem come carne não precisa se preocupar com a deficiência de vitamina B12, uma vez que ela é comum na população em geral.

Como saber então se você precisa de suplementação? Através dos exames. O mais comum a ser pedido é a dosagem sérica de B12, mas atenção: apesar dos valores de referência serem de 200 a 900 pg/ml, sabe-se que abaixo 490 pg/ml já se podem notar sintomas de carência da vitamina. O ideal é que o nível sanguíneo esteja entre 600-900 pg/ml. Outros exames também são importantes para um diagnóstico adequado, como homocisteína e dosagem de ácido fólico e vitamina B6, além do hemograma.

Importante! Nunca faça a suplementação por conta própria sem orientação de um profissional especializado (médico ou nutricionista) que determinará quando, quanto e qual a melhor maneira de suplementar. Doses inadequadas de B12 podem reduzir os estoques de ferro no organismo e interferir em outros nutrientes como vitamina B9, B6, entre outros.

Raquel Riccomini

Raquel Riccomini

Nutricionista (CRN-8 11560) especialista em Nutrição Vegetariana. Vegana por amor aos animais, às pessoas e ao planeta. Convicta de que a alimentação plant based bem planejada é segura e promove inúmeros benefícios à saúde em qualquer etapa de vida.