A dieta vegana é pobre em proteínas?

Essa é uma dúvida muito recorrente. Em geral, muitas pessoas acreditam que as únicas fontes alimentares de proteínas são de origem animal, entretanto isso não é verdade.

Entre os alimentos vegetais temos um grupo chamado leguminosas que constituem boa fonte proteica e estão presentes diariamente no dia-a-dia dos brasileiros. Leguminosas são: feijões de todos os tipos, grão-de-bico, ervilha, lentilha e soja. Além disso, esses grãos possuem outros nutrientes, como minerais, fibras e carboidratos. São alimentos bem completos que promovem a saciedade e são mais baixos em calorias do que as carnes. Com as leguminosas é possível fazer hambúrgueres, bolinhos, sopas, caldos, saladas, queijos e muitas outras preparações – sem nada de origem animal!

Um fato que vale a pena destacar: nosso corpo não absorve proteínas, e sim aminoácidos! Proteínas são cadeias muito longas que não podem passar inteiras do lúmen intestinal para o interior das células. Por isso, no processo de digestão, elas são quebradas em suas pequenas partes, que chamam aminoácidos, e são facilmente absorvidas. Após a absorção, nosso corpo é inteligente o suficiente para formar as proteínas que precisa a partir deles. Dessa forma, quando a preocupação é com a composição proteica dos alimentos o que realmente importa é o teor de aminoácidos que eles contêm.

Os cereais integrais (trigo, quinoa, arroz, aveia, centeio, quinoa, entre outros) e os tubérculos (batatas, mandioca, inhame, cará) são conhecidas fontes de carboidratos, por possuírem um grande volume desse nutriente. Mas eles também possuem aminoácidos essenciais, que devem estar presentes na nossa dieta para que nosso corpo forme as proteínas que precisa.

Uma alimentação à base de plantas completa e variada, fornece com tranquilidade a quantidade de proteína que necessitamos diariamente. Para isso, é importante consultar um nutricionista que te auxilie a compor as refeições de maneira equilibrada. Caso você não consuma leguminosas ou tenha uma demanda proteica aumentada, é esse profissional que vai te indicar a suplementação adequada.

Raquel Riccomini

Nutricionista (CRN-8 11560) especialista em Nutrição Vegetariana. Vegana por amor aos animais, às pessoas e ao planeta. Convicta de que a alimentação plant based bem planejada é segura e promove inúmeros benefícios à saúde em qualquer etapa de vida.

2020 - ONG Maringá Vegano 

CNPJ 27.018.695/0001-95

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